Alter do Chão – PA

Alter do Chão – PA

Alter do Chão – PA, uma vila no interior da amazônia rodeada por uma natureza magnífica, praias de areia branca e pelas águas mornas do Rio Tapajós.

Um lugar de um povo acolhedor, onde qualquer um fica impressionado com o carinho das pessoas de Alter do Chão – PA.

 

Alter do Chão – PA
Alter do Chão – PA

 

Este paraíso recebe turistas de vários lugares do país e do mundo. Porém esse é um dos lugares magníficos pouco visitados pelos turistas das regiões Sul e Sudeste.

A ilha do amor é a praia mais conhecida da vila, ela é tão deslumbrante que em 2009 foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais bonita do Brasil.

O título evidenciou ainda mais a vocação natural da região para o turismo, afinal como não se encantar com tantas belezas naturais desse paraíso de lugar.

Conheça melhor a história de alter do chão.

 

Alter do Chão onde fica

Considerado o Caribe brasileiro e com a população de 6.740 habitantes, Alter do Chão – PA está  localizado no Estado do Pará.

Veja Alter do Chão mapa

 

Alter do Chão – PA como chegar

Santarém é a base para chegar a Alter do Chão – PA. Santarém recebe voos diretos vindos de Brasília, Belém e Manaus.

O acesso de carro, são 38 km pela rodovia PA-457, que é totalmente asfaltada. A melhor opção para chegar ao vilarejo são os táxis que saem do aeroporto, com 15 Km de Santarém e 33 Km de Alter do Chão – PA.

Os ônibus de linha são as opções menos indicadas para viajantes que estão com muitas malas, eles saem de hora em hora da avenida Tapajós e também de outros pontos da cidade.

Se caso estiver com um dinheirinho sobrando, é possível alugar um carro no próprio aeroporto.

 

Alter do Chão melhor época

São duas épocas mais aconselháveis para conhecer esse magnífico lugar do Pará. A melhor época para ir à Alter do Chão, são entre os meses de Agosto à Janeiro, pois são épocas da vazante do Rio Tapajós.

Nesse período ocorrem a formação das praias de areia branquinhas e a vila recebe uma enorme quantidade de turistas. 

 

 

Dos meses de Fevereiro à Julho, as praias somem na grandeza do rio cheio, porém o cenário se torna mais incrível ainda.

De tão lindo que fica, os moradores dizem ser a melhor época para conhecer Alter do Chão – PA.

 

O que fazer em Alter do Chão

As praias de Alter do Chão são o que fazem a felicidade dos turistas. Em Alter do chão ilha do amor, como dissemos no começo desse artigo, é a praia mais conhecida do vilarejo, por sua beleza.

Para ter acesso a ilha é preciso ser de canoa, ou uma outra alternativa quando a maré estiver baixa, caminhando cerca de 10 Km e cercado por areia branquinha.

Na cidade chamada Belterra, onde o acesso só é possível de barco ou estrada de terra, a praia de Pindobal tem diversos bares e traços parecidos com a famosa Ilha do Amor.

Outra belíssima opção é a Ponta do Cururu que é bastante procurada na hora de apreciar o incrível pôr do Sol.

Floresta Nacional do Tapajós para quem pretende conhecer a fundo a Floresta Amazônica, é outra excelente alternativa. 

O acesso a floresta é feito de barco, que saem de Alter do Chão – PA descendo pelo rio Tapajós, onde fazem diversas paradas em praias e comunidades ribeirinhas. 

Na mesma linha de passeio à barco, a Reserva Extrativista Tapajós – Arapiuns tende a durar mais que um dia, isso é, visitando comunidades extrativistas. 

Se você quiser saber mais sobre os passeios, acesse o site da agência Selvagem ToursA cidade de Salinópolis é um dos lugares mais visitados no veraneio, devido a riqueza de fauna e flora que o local oferece.

A distância de alter do chão salinópolis é de aproximadamente 1536 Km. Conhecer a praia do Atalaia com águas cristalinas e salgadas, é um encanto e o que garante total diversão para toda a família.

 

Quantos dias ficar em Alter do Chao

A você que tem dúvida de quantos dias ficar em Alter do Chão belém, segue aqui uma dica bacana. Tirar alguns momentos para simplesmente ficar à beira do rio curtindo a paisagem maravilhosa e tomando um banho no rio Tapajós, 5 dias é ideal.

 

 

Alter do Chão Reveillon

Uma das festas mais bonitas e tradicionais de Alter do Chão – PA é a chamada Reveillon Vai Tapajós, onde o povo celebra nos dias 27, 29 e 31 de Dezembro.

São 3 dias de festas de reveillon incríveis, onde as pessoas comemoram em revezamento de barco as margens do rio, como também baladas e sunsets.

Falando em festas, uma festa típica da região é a Festa do Sairé, que teve sua origem no século 18. Na época os jesuítas usavam danças e música nas missões de evangelizar.

 

Alter do chão passagem

Veja a tabela de preço de passagem para Alter do Chão – PA na imagem abaixo. Essas pesquisas foram feitas no mês de Outubro de 2018, onde foi encontrado os melhores preços na empresa Latam, no qual os voos saem dos aeroportos de São Paulo.

 

Alter do Chão – PA
Alter do Chão – PA

 

Acesse o link e faça um comparativo de preços também com a empresa Skyscanner.

 

Alter do Chão hoteis

Um excelente lugar para se hospedar em Alter do Chão – PA é no Hotel Mirante da Ilha. Localizado em frente ao rio Tapajós e à Ilha do Amor, este hotel modesto fica a 9 minutos a pé da praia mais próxima e a 34 km do Aeroporto de Santarém.

Os quartos simples oferecem TV e frigobar. Alguns quartos possuem varanda com vista para o rio e para a ilha.

O café da manhã é cortesia. Outras comodidades incluem restaurante informal, bar e piscina externa, além de terraço. Acesse o site do Hotel Mirante da Ilha para garantir a melhor oferta.

 

Alter do Chão pousadas

Você tem também a opção das pousadas em Alter do Chão, que são bastante aconchegantes e garante total conforto aos hóspedes.

Uma delas é a Pousada do Mingote, dispõe de ambiente familiar e acolhedor, com conforto indispensável após um dia de muitos passeios e aventuras nos mais belos atrativos naturais da região.

Acesse o site da Pousada do Mingote para garantir a melhor oferta.

 

Onde comer em Alter do Chão – PA

Há vários lugares deliciosos para comer em Alter do Chão, como por exemplo o Espaço Alter do Chão, que serve uma deliciosa coxinha de frango e também um saboroso sanduíche de pirarucu defumado.

Na frente do Rio Tapajós, conhecido como Farol da Ilha, é um excelente lugar para experimentar os peixes da Amazônia.

Se você adora aquele super hamburguer, o Xbom é o lugar certo. Tem também o famoso prato do dia na Arco-Íris da Amazônia local que também oferecem deliciosos crepes.

 

Nosso site foi criado à todos os amantes de viagens, se você é apaixonado por viajar, acompanhe nosso site e fique por dentro do que há de melhor no Brasil e no Mundo.

Conheça também a seriedade do nosso trabalho acessando nossa página de Política de Privacidade.

Hoje você conheceu um pouco sobre Alter do Chão – PA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *