Conheça os Bairros Gastronômicos de Curitiba

Curitiba é repleta de grandes culturas e, sobretudo, de grandes centros gastronômicos. Em meio a tanta variedade escolher apenas um é uma grande missão.

Curitiba fala muito por si logo pelo seu nome que quer dizer “muito pinhão”. Porém, podemos afirmar com propriedade que o cardápio curitibano não se resume apenas ao pinhão.

A cidade é composta por várias etnias que colonizaram a mesma, por isso você poderá encontrar vários sabores distribuídos pelos diversos bairros curitibanos.

É claro que nós não poderíamos deixar de citar alguns para vocês. Vem com a gente para as próximas linhas e confira os bairros gastronômicos de Curitiba que você precisa conhecer!

 

Bairros Gastronômicos de Curitiba

 

1- São Francisco

São Francisco é um dos Bairros Gastronômicos de Curitiba que mais conta com diversidade de sabores.

Nas ruas da região você pode encontrar restaurantes, bares e públicos diversos.

O bairro foi ponto de encontro comercial de tropeiros no século XVIII e abrigou imigrantes no século XIX.

Tendo como coração o Centro Histórico da cidade, não é difícil encontrar bares, restaurantes e pessoas de todas as faces, jeitos e nacionalidades.

Logo na Rua Claudino dos Santos você garante cardápios incríveis. São restaurantes com a culinária alemã e polonesa, porções de quitutes dos bares, além, é claro, dos sanduíches e do típico filé brasileiro.

Já na Rua Trajano Reis, o foco principal são os bares e botecos que garantem petiscos simples e reúnem um público jovem e variado.

Não podemos esquecer da Rua São Francisco que abriga alguns dos restaurantes e bares mais tradicionais de Curitiba.

 

2- Santa Felicidade

A região conta com características predominantes dos imigrantes italianos. O nome Santa Felicidade foi escolhido para homenagear a proprietária das terras onde a colônia foi construída, Felicidade Borges.

Com um grande tráfego de viajantes, algumas famílias passaram a servir, em casa e com hora marcada, a típica comida italiana. A freguesia cresceu e na década de 50 o improviso deu espaço aos primeiros restaurantes que tornaram o bairro Santa Felicidade um dos mais famosos centros gastronômicos do Brasil.

Hoje, na Avenida Manoel Ribas, a principal do bairro, são encontrados vários tipos de restaurantes. Entretanto, a marca registrada são, sem dúvidas, os rodízios italianos regados à polenta frita, escarola com bacon, risotos, lasanhas, macarronadas e nhoques. Ter uma casa em Santa Felicidade é ter a garantia de um ótimo cardápio italiano para o dia a dia.

 

3- Batel

A conhecida Estrada do Mato Grosso deu espaço ao traçado das ruas Bispo Dom José, Avenida do Batel e Comendador Araújo. A via era o principal caminho dos tropeiros que seguiam para os Campos Gerais, carregando erva-mate e diversos outros produtos.

Com o tempo tudo foi se urbanizando, se tornando sinônimo de riqueza na cidade. Em 1887, o bairro abrigou o primeiro bonde puxado por mulas de Curitiba. Na região também foram construídos os conhecidos casarões e castelos dos proprietários dos engenhos de erva-mate e madeireiros.

Hoje, muitos dos antigos casarões se transformaram em lindos bares, danceterias, restaurantes, casas de shows, além de três shopping centers. Sem dúvidas, ter um apartamento no Batel é ter a certeza de encontrar todo o charme e o requinte de Curitiba.

 

4- Cabral

Cabral tem uma grande característica: a diversidade. A avenida principal do bairro é composta por diversos fast foods, restaurantes japoneses, chineses, contemporâneos, italianos, pizzarias, cafés e padarias.

São tantas opções que podem ser encontradas e saboreadas nesta rota que fica até difícil escolher o melhor.

Enfim, Curitiba ainda conta com outros pontos que oferecem grandes sabores, como Mercado Municipal com queijos, vinhos, pescados e embutidos deliciosos e a Avenida Comendador Franco com o melhor do que há em churrasco.

Além disso, não podemos esquecer da Rua Chile e Avenida Água Verde que abriga a culinária portuguesa, pratos do fundo do mar e o tradicional Costelão 24 horas.

São tantos sabores que escolher apenas um é uma missão e tanto. Por isso, que tal fazer um tour? Experimente os pratos tradicionais de cada bairro e compartilhe conosco sua experiência!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *